Alguns tipos de franjas mais adotados:

Franja diagonal

Cabelo de FranjaEsse tipo de franja é chamado de corte coringa, pois é adequado para qualquer estilo e tipo de rosto. Ele é extremamente prático e ajuda a dar uma inovada no visual. Embora o nome pareça ser desconhecido, esse corte é bastante comum entre as mulheres. Ele é caracterizado por deixar uma franja jogada de lado ao redor do rosto. Apesar de ser longa, a mecha é leve e tem um caimento suave, contornando a face. Tal leveza é conquistada por meio da junção entre a franja com corte repicado ou desfiado. 

Não só os cabelos lisos podem aderir ao corte, como praticamente todos os outros tipos de cabelo. Claro que, para deixar a franja mais bela, são necessárias escovações periódicas para que ela fique mais perfilada, modelada, com aspecto mais leve e naturalmente disciplinada.

Em relação aos cuidados, vale investir em xampus e condicionadores de alta qualidade, para proteger os fios do intenso calor do secador. Para alongar o rosto, aplica-se spray na raiz da franja, elevando-se um leve topete. É interessante também apostar em acessórios como brincos e colares para preenchimento do visual, mas recomenda-se evitar o uso de presilhas, laços, enfeites e diademas.

Franja de lado

Essa é uma opção para quem deseja mudar de visual, mas não possui uma escolha definitiva. A franja de lado deve ser usada desestruturada, proporcionando um visual leve. Esse tipo de franja não fica muito bom em pessoas de rosto redondo ou testa muito curta. Ao usar esse modelo, dê preferência para que o restante do cabelo tenha volume, cachos e ondas naturais.

Franja DiagonalSegundo cabeleireiros, o corte deixa a face com um aspecto mais alongado, capaz de proporcionar um efeito que reduz o formato arredondado do rosto e suaviza a expressão.

Franjas para os diversos tipos de rosto

  • Rosto triangular: As franjas em rostos triangulares devem ser desfiadas, evitando colocar os cabelos puxados para trás. Elas são bem-vindas, pois diminuem o aspecto triangular gerada pela testa estreita, ao criar mais área nessa região, suavizando-a em relação à mandíbula.
  • Rosto quadrado/retangular: A franja é ideal nesses casos, para deixar a testa menor.
  • Rosto redondo: Deve-se evitar o uso de franjas retas, pois evidenciam o formato arredondado do rosto. Nesse caso, é interessante optar por um formato diagonal.
  • Rosto oval: As franjas, nesse caso, podem ser usadas retas ou laterais, dando a impressão de o rosto não ser tão longo.